Seu cão é louco por chocolate? Você não resiste àquela carinha fofa, fica com pena e acaba dando um pedacinho? Cenas assim aumentam em 30% o índice de intoxicação alimentar em animais durante o período da Páscoa.
O chocolate tem uma substância similar à cafeína chamada teobromina. O organismo canino não consegue eliminar essa substância da corrente sanguínea com a velocidade necessária. Os índices de concentração aumentam rapidamente e em pouco tempo temos um quadro grave de intoxicação.
O cuidado deve ser ainda maior com cães pequenos, de até 10kg. Para animais desse tamanho, apenas 60g de chocolate já podem representar um grave risco. Os níveis tóxicos se elevam com muita facilidade e os sintomas começam a aparecer. Fique atento para vômitos, diarréia, tremores, taquicardia e dificuldade respiratória. Casos mais sérios podem levar até mesmo ao coma.
Se o chocolate for amargo, o perigo é maior. O chocolate branco é o mais inofensivo, mas ainda assim prejudicial, pois possui muita gordura. Na verdade, o melhor a fazer é esconder os ovos e bombons de Páscoa! Se quiser agradar seu amigo peludo, há diversos tipos de guloseimas específicas para cães que, tenho certeza, ele vai adorar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário